Depois do levantamento do macro-processo “Compras e Gestão de Stocks”, o grupo de trabalho responsável por implementar o BPM na UBI vai iniciar agora o de “Recursos Humanos”.
Segundo o administrador Carlos Araújo, este é dos mais importantes macro-processos, já que visa acrescentar áreas que não têm sido trabalhadas pela atual Divisão de Expediente e Pessoal, tais como: acolhimento e integração; formação profissional; gestão estratégica e política; cultura e desenvolvimento humano; gestão previsional; desenvolvimento social; comunicação; relações sociais; gestão e competências e talentos e gestão de conflitos – justiça e disciplina.
A implementação do projeto GESPUBI, com base no BPM (Business Process Management), pretende envolver toda a comunidade académica de forma a aumentar a eficiência na utilização dos recursos existentes, incrementar a eficácia na realização dos objectivos e assegurar eficazmente a satisfação de todos os envolvidos, nomeadamente, professores, funcionários, alunos, investigadores e entidades externas que contactam com a UBI.
“Vamos mudar os processos na UBI” é um projeto coletivo onde caberá o contributo de todos. Entre outras coisas este projeto deverá culminar com o aperfeiçoamento e integração de plataformas como o GDUBI, o SIGUBI, o SIADAP, pretendendo que todos os membros da comunidade saibam o que fazer e a quem se dirigir quando pretendem fazer uma aquisição, um requerimento, candidatar um projeto, ou resolver outro tipo de problema corrente. Além disso o BPM inclui sistemas de melhoria continua.
UBInforma nº 353 | 18 a 24 maio 2013
|